Vans
Nascida na cidade de Anaheim na Califórnia em pleno anos 60, a Vans foi criada pelos irmãos Paul e James Van Doren e começou com a idéia de fabricar e vender tênis para praticantes do skateboarding da época. Nos dias atuais, a Vans é uma gigante do cenário e tornou-se uma queridinha entre entusiastas de todas as idades, estando presente em mais de 90 países do mundo inteiro, espalhando cultura e originalidade de uma maneira única que somente a Vans sabe fazer.
Vans - História da Marca
A Vans tem suas raízes se iniciando exatamente no ano de 1966, quando os irmãos Paul e James Van Doren resolveram inaugurar uma pequena lojinha em Anaheim, juntamente com dois outros sócios: Gordon C. Lee e Serge D’Elia. Em um primeiro momento a modesta loja, oferecia 3 modelos, com preços variando de $ 2,49 até $ 4,99 e sendo um modelo extremamente simples e funcional, contendo solado vulcanizado, todo feito em lona e sem nenhum tipo de forração, o que se traduzia num tênis muito leve e maleável. No primeiro dia de vendas, a VAN DOREN RUBBER COMPANY (como foi batizada), vendeu 12 pares de tênis, que foram fabricados ali mesmo e entregues no dia seguinte.
Naquela época, a empresa era a única que produzia seus produtos e os revendia diretamente para um público alvo específico. E isso fez com que a evoluísse rapidamente, uma vez que eles tinham um feedback rápido e direto, conseguindo dessa maneira ajustar e melhorar a qualidade de seus produtos e assim atender a necessidade de seus clientes. Esta particularidade fez a marca ser rapidamente subir de simples e casuais tênis de skate, para modelos utilizados em competições profissionais, por grandes nomes da época.
Em 1970 a marca já era vastamente reconhecida e utilizada por um grande número de skatistas da época, dessa maneira não era muito difícil de se encontrar um praticante do esporte utilizando o tênis da marca em pistas e parques da época. Isso foi possível graças ao seu irreverente solado vulcanizado, que oferecia uma grande aderência para realizar manobras e se obter mais segurança e firmeza ao praticar o esporte. E este grande público que tanto utilizava o tênis da marca, foi o responsável por criar um apelido e inventar o então famoso e único nome atual da marca: VANS.
Junto com esse crescimento explosivo, a Vans lançou o seu inovador modelo Vans # 95, que é hoje conhecido como Vans Era, que por sua vez possuía grande acolchoamento e um excelente suporte ao calcanhar dos seus usuários, sendo um tênis de perfil fino e que facilitava diversas manobras. Além disso, o Vans #95 possuía uma reformulada e moderna sola vulcanizada que trazia ainda mais aderência e segurança aos skatistas.
Poucos anos depois, em 1977, a Vans lançou mais um grande ícone da marca, o Vans #36 que é o famoso Vans Old Skool nos dias atuais. Este modelo foi o primeiro da marca a possuir a famosíssima linha ondulada na lateral e também o primeiro modelo da marca a possui couro em sua construção, trazendo mais durabilidade ao produto. No mesmo ano, a marca lançou o Vans #44, conhecido como Slip On. E contando com uma ajudinha dos praticantes do BMX, o modelo tornou-se rapidamente um febre no cenário, sendo fácil de vestir e por não possuir cadarços, evitava diversas dores de cabeça aos ciclistas
Já na década de 1980, a marca passou a ser muito utilizada pela geração punk rock e hard rock da época, fazendo parte importante do vestuários de bandas famosas daquele ano, servindo dessa maneira como um grande impulso para a marca. Após isto em meado dos anos de 1987 a demanda não parava de crescer, fazendo com que a Vans vendesse mais de 2 milhões de pares de Tênis Vans somente naquele ano. Em 1988 a marca lançou uma linha de mochilas, bolsas e também lançou o modelo Vans Steve Caballero. Além disso, a marca lançou também uma linha Mountain Edition, feita especialmente para resistir a climas mais severos de frio. Além disso o Tênis Vans, que era o “carro chefe” da marca, já contava com mais de 200 modelos diferentes, contendo cores e estampas das mais variadas combinações, tornando assim inevitável o crescimento e sucesso da marca.
Nos dias atuais não é muito diferente, a Vans continua sendo uma das marcas “dominantes” do cenário, sendo querida por jovens e adultos de todas as idades, gêneros e tribos. Além dos seus famosos tênis, a Vans hoje fabrica e vende diversos produtos, tais como: bermudas, camisetas, jaquetas, calças jeans, moletons, bonés, mochilas, malas, gorros, carteiras, cintos e meias. Além disso, a marca conta com mais de 600 lojas, presentes em mais de 90 países, sendo dessa maneira um marca reconhecida mundialmente, por entregar produtos únicos em conforto, estilo e qualidade.
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